Câmara realiza entrega de Moção de Aplausos e Elogios

No dia 27 de outubro de 2021, no Plenário da Câmara Municipal de Muniz Freire/ES foi entregue a Moção de Aplausos e Elogios nº 013/2021, que visa reconhecer e louvar os proprietários e empreendedores da Vinícola Guizzardi no Distrito de Alto Norte – Batatinha.

A família Guizzardi reside na comunidade Alto Norte desde meados do ano 1963. Trabalhavam com plantações de subsistência, até iniciarem com plantações diversas como: tomate, batata, repolho, entre outros.

A atividade com olericultura sempre teve muitas dificuldades devido as situações climáticas, alto custo de produção e principalmente com relação ao mercado que muitas vezes perderam a produção por causa dos preços baixos.

Diante de muitas dificuldades e dívidas contraídas por conta das perdas, a família Guizzardi, mais especialmente a família de Evandro Guizzardi pensou na diversificação em outras culturas. Aconselhado por Sr. Natalino Brunoro produtor de frutas, incentivou o Sr. Evandro Guizzardi e filhos Reginaldo e Flávio a cultivarem uva na propriedade. No primeiro momento parecia algo impossível, pois não tinham conhecimento da cultura. Porém em 2004 após estudos e visitas técnicas e orientação do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência e Técnica e Extensão Rural, foram plantadas as primeiras mudas, sendo em 2005 feito os enxertos das variedades Niágara Rosada e Isabel.

Muitos não acreditavam chegando a dizer que seria mais um prejuízo.

No ano de 2006 vieram os primeiros resultados, foram colhidos os primeiros cachos de uva. Sendo então uma surpresa e o sinal de que a atividade estava dando certo.

Em 2007 Reginaldo começou uma experiência com produção de vinho, após um treinamento, para elaboração de vinho e suco integral de uva. Foi mais uma surpresa. E por ser uma novidade muitas pessoas começaram procurar o produto. Despertando a atenção para nova oportunidade em abrir a propriedade para receber os turistas para colher uvas e comprar os produtos.

Em 2009 a família Guizzardi começou a receber os turistas. Hoje a família conta com uma agroindústria conhecida nesta atividade como cantina e produzem vinhos, suco integral de uva, geleias entre outros. Atualmente estão cultivando cinco variedades de uvas que demonstraram boa adaptação e outras em fase de testes.

Diante de muito trabalho, persistência, desafios, estudos, hoje podem dizer que a atividade de vitivinicultura está consolidada, demonstrando que inovar é possível. Reginaldo e família pensam em fazer melhorias na propriedade para atender cada vez melhor quem visitar a propriedade.

A Moção, de autoria dos vereadores Caíque de Souza Carvalho e José Maria Bergamini foi aprovada em Plenário por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 20 de outubro de 2021.

Hoje o povo Muniz Freire, se orgulha dos vinhos produzidos aqui./

Data de Publicação: quinta-feira, 28 de outubro de 2021