Câmara realiza entrega de Moção de Aplausos e Elogios

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) presta relevantes serviços ao povo capixaba há 65 anos. Por esse motivo, foi homenageado na Sessão Ordinária do dia 03 de novembro de 2021 com a Moção de Aplausos e Elogios n° 014/2021 de autoria da vereadora Vilma Soares Louzada.

O INCAPER é uma autarquia vinculada á Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), é  responsável pelos serviços de pesquisa aplicada, assistência técnica e extensão rural no âmbito do Estado do Espirito Santo. Sua missão é "Promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento do Espirito Santo", tendo como foco de atuação a Agricultura familiar, a Sustentabilidade, o Empreendedorismo, as Organizações sociais e Regionalização.

O INCAPER através da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) atua  na transformação da vida dos agricultores, no aumento da renda, na inserção em programas e políticas, na conquista e construção de novos mercados, na melhoria da qualidade de vida, nos índices de produtividade com  sustentabilidade e qualidade, além de outras conquistas que se traduzem na pujança e importância da agropecuária no Espirito Santo.

O Governo do Estado do Espirito Santo, por meio do INCAPER desenvolve uma série de atividades nas áreas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, para transferir tecnologias, gerar oportunidades de aumento de renda e contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, do agronegócio, e principalmente, das famílias capixabas que residem e trabalham no interior do Espirito Santo.

No município de Muniz Freire, o INCAPER realizou até o momento cerca  251 atendimentos  presenciais, 62 visitas nas propriedades rurais, 13 métodos  coletivos, assistindo 623 agricultores (com repetição), com foco na agricultura familiar. Em meio aos desafios impostos pela pandemia do novo  Coronavirus (Covid-19), o trabalho foi readequado e, por meio  de atendimento  remoto, foram  ainda realizados cerca de 82 atendimentos a agricultores do município.

Um dos grandes desafios do INCAPER é levar ao maior número de agricultores possível, as inovações tecnológicas desenvolvidas dentro dos programas, projetos e ações elaborados pelo Instituto, que são direcionadas para promover, dentre outros, a inclusão social e produtiva no campo.  Essas conquistas só são possíveis com o engajamento da municipalidade e instituições parceiras.

Estavam presentes na Sessão os funcionários do INCAPER de Muniz Freire, que fizeram uma breve apresentação ao público presente, relembrando os serviços prestados ao município do longo dos anos que a instituição está presente em Muniz Freire.

Data de Publicação: terça-feira, 09 de novembro de 2021