Morre Mariazinha Vellozo Lucas, ex-deputada e ex-presidente do TCE-ES

A ex-deputada estadual Maria José Vellozo Lucas, mais conhecida como Mariazinha, morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 90 anos.

O anúncio da morte foi feito pelo filho de Mariazinha, o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, por meio das redes sociais. Por telefone, ele falou sobre a mãe.

“Ela foi minha maior influência para que eu fosse apaixonado pela vida pública. Foram mais de 50 anos de dedicação, deixando um legado de seriedade, compromisso, padrão ético e integridade. Todo mundo sabia o que ela pensava, era franca e fez um trabalho extraordinário. Ela é minha maior referência na vida pública, e meu pai, minha referência intelectual. Tive muito privilégio em ter os dois como meus pais”, disse Luiz Paulo.

Mariazinha completou 90 anos no último dia 3 e vinha enfrentando problemas de saúde — Foto: Reprodução/Internet

A causa da morte de Mariazinha Vellozo não foi informada pela família. Mas Luiz Paulo disse que mãe tinha enfisema, cardiopatia e Parkinson (doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa). Recentemente, ela também havia sido diagnosticada com câncer no pâncreas.

Mariazinha, que completou 90 anos no último dia 3, morreu em casa, de mãos dadas com o marido, Laercio de Almeida Lucas, de 89 anos, com quem viveu casada por 65 anos. Ela deixou dois filhos, quatro netos e um bisneto.

Trajetória

Mariazinha Vellozo foi, por 20 anos, funcionária concursada do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões do Industriários (1954 – 1975); secretária-chefe da Casa Civil do governo do Estado do Espírito Santo (1975 – 1979) durante o governo de Élcio Álvares e conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (1979 – 2001).

Chegou a presidir o TC por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001, sendo a segunda mulher a ocupar o cargo. Era considerada a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

Entre 2003 e 2007, foi ainda deputada estadual.

Luto oficial

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), decretou luto oficial de três dias no município a partir desta segunda-feira (22) em razão do falecimento de Mariazinha Vellozo Lucas.

“Manifestamos com imensa tristeza nosso pesar e respeito aos familiares e amigos, em especial ao amigo Luiz Paulo Vellozo Lucas e seu irmão, Sérgio Vellozo Lucas, a quem enviamos nossas condolências, e desejamos que encontrem conforto para a sua dor. Aproveitamos para registrar também nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho que realizou em sua vida pública pelos moradores do Espírito Santo”, disse o prefeito.

Sepultamento

O corpo de Mariazinha será cremado no cemitério Jardim da Paz de Laranjeiras, na Serra, nesta terça-feira (23), às 10 horas.

O velório acontece no mesmo local, nesta segunda, entre 15h e 18 h. A despedida será aberta ao público.

Fonte: g1 ES

Data de Publicação: segunda-feira, 22 de novembro de 2021