Câmara realiza entrega de Moção de Aplausos e Elogios

No dia 09/12/2021 a Câmara Municipal homenageou través da Moção de Aplausos e Elogios nº 019/2021 o jovem Romário Alves pelo destaque na Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios do Grupo Globo.

O empreendedor Romário Alves cresceu em Piaçu, mais precisamente na Comunidade de Mata Pau e Boa Sorte, neste município. Aos 13 anos, começou a trabalhar com o pai nas lavouras de café.

Dois anos depois de iniciar o trabalho no campo, Romário Alves se tornou vendedor de balcão de uma loja de agropecuária. Depois formou-se como técnico e a carreira acabou tirando-o do pequeno distrito em que nasceu e levando-o para Divino, no estado das Minas Gerais, aos 18 anos.

Na nova cidade, ele trabalhou em uma empresa do ramo agropecuário e conseguiu se graduar tecnólogo em processos gerenciais. Com isso, passou a prestar consultoria de crédito na região e, pouco tempo depois, recebeu o convite do Banco do Brasil local para iniciar uma representação em parceria. Animado, ele aceitou a proposta. O empreendedor e batizou o negócio com um nome que remetia à sua origem: Piaçu Consultoria Rural.

Romário prestava consultoria de crédito rural e também de agronomia a produtores de café na região. Com o tempo, ele conseguiu captar outros bancos para compor o portfólio da empresa, como Caixa Econômica Federal, Cooperativa de Crédito Cresol e Cooperativa de Crédito Sicoob.

Com o crescimento da empresa, em 2018, Romário resolveu abrir uma filial em Espera Feliz, a 45km de Divino, também em Minas Gerais. Mas a gestão à distância não saiu como ele esperava. "A experiência como empresário ainda era pequena. Foi aprendendo a trabalhar nessa modalidade, até que, com um ano, quando já estava com um prejuízo grande, mudou a metodologia, com parcerias locais para divulgação. Aí começou a ter resultados."

Ele queria levar a empresa para outras regiões, mas se deparou com a dificuldade de mão de obra. "Gado não engorda sem o olho do dono." Assim, resolveu procurar outras formas de expansão.

Depois de buscar conselhos com alguns amigos do ramo de franquias, ele decidiu que adotaria o mesmo modelo de gestão para a Piaçu Consultoria Rural. Fez algumas visitas técnicas em São Paulo, participou de cursos e contratou uma consultoria para ajudar na formatação. No entanto, ele encontrou outro problema pelo caminho: o nome Piaçu já estava em uso no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Piaçu saiu do nome da empresa, mas não saiu do seu coração. Ele iniciou uma jornada para descobrir um novo nome para a empresa que representasse tanto sobre sua própria história. Queria algo que simbolizasse a realização de sonhos dos produtores rurais. "Contratou uma empresa para fazer a criação da marca, lhe deram vinte nomes e não conseguiu ter apreço por nenhum. E aí, um belo dia, pensando em um sonho que teve, veio o nome: sonho agro. "Uma empresa com o DNA de luta e coragem que correm em nossas veias. Hoje, é fundador da Rede Sonhagro, empresa de consultoria de crédito rural, e através da Moção de Aplausos nº 019/2021, de autoria dos vereadores Caíque de Souza Carvalho e José Maria Bergamini, a Câmara parabeniza o jovem Romário por seu empreendedorismo e amor à sua terra natal.

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de dezembro de 2021