Câmara realiza entrega de Moção de Aplausos e Elogios

A Moção de Aplausos e Elogios nº 012/2021 visa reconhecer e louvar os proprietários e empreendedores do Sítio Maracanã no Distrito de Alto Norte – Batatinha.

Uma história de vida que começou por volta do ano de 1996, quando o patriarca da família, Sr. Daniel Lobato de Souza saiu da comunidade de Bom Destino de Tombos para buscar melhores condições de vida para sua família. Foi trabalhar de colono para o Sr. Rafael Borges mudando completamente sua forma de trabalhar, que até então era baseada somente no cultivo do café. Assim que chegou na comunidade de Mata Pau começou a trabalhar com outras culturas, entre elas o tomate, batata baroa e outros tipos de plantios. Moraram por algum tempo nessa propriedade, porém com necessidade de melhorias e mais recursos, ele mais uma vez resolveu se mudar, dessa vez para a comunidade de Alto Norte, levando em consideração que essa localidade facilitaria o plantio e comercialização de seus produtos. Foi nesse período que teve a primeira experiência com o plantio de morango.

A vida do homem da roça não é fácil, na verdade nunca foi fácil pela falta de incentivo e investimento e apoio do poder público. Depois um tempo, retornou para comunidade de Mata Pau produzindo vários tipos de legumes, verduras e também o morango. As dificuldades eram enormes, assim como a vontade de trabalhar e vencer. A comercialização foi um grande entrave pela logística da distância dos grandes centros de comercialização.

Com muita labuta e suor, depois de muito tempo conseguiram um pouco de dinheiro, somados com uma pequena herança que lhe restou e comprou o primeiro alqueire de terra no Sítio Maracanã no ano de 2007. Com a base da família agrícola sempre buscaram produzir produtos de qualidade para atender os seus clientes.

Com o espírito empreendedor e com auxilio dos filhos conseguiram adquirir mais um alqueire de terra no Sítio Maracanã. Com um novo projeto e o desejo de trabalhar de forma diferente e mais rentável, tornaram o Sítio Maracanã um local de visitação. Porém não tinham um atrativo que trouxesse as pessoas até o sítio; foi com muito trabalho e união que no ano de 2013 adquiriram mais uma parte do terreno, a parte central onde residem atualmente.

No ano de 2019 aprimoraram o cultivo do morango, quando saíram em busca de conhecimentos e melhorias e começaram o processo da montagem das estufas e plantio das mudas de morango.

Com o mesmo espírito empreendedor tinham em mente que essa plantação de morangos poderia ser o atrativo que faltavam para iniciar um projeto turístico que almejavam no passado. Então que decidiram abrir o “COLHE E PAGA” de morangos, onde as pessoas escolhem a dedos os frutos que desejam levar para casa. Hoje o Sítio Maracanã é destaque nas redes sociais onde os visitantes tiram fotos e publicam nas mais diversas redes sociais entre elas no facebook e no instagram. As obras no Sítio Maracanã não param e sabem da necessidade de aprimorar a cada dia com novos investimentos e são exemplos de empreendedorismo e visão dos potenciais turísticos de nossa amada terra.

A Moção de autoria do vereador Caíque de Souza Carvalho foi lida e aprovada pelos demais vereadores na Sessão Ordinária do dia 29/09/2021 e entregue na Sessão Ordinária do dia 13/10/2021.

Data de Publicação: quinta-feira, 21 de outubro de 2021