MAIO AMARELO
quinta-feira, 04 de maio de 2023

Na manhã desta terça-feira (2/5), foi realizada a cerimônia de lançamento da campanha Maio Amarelo 2023, no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O objetivo é realizar ações durante todo o mês, de modo a difundir conhecimento a respeito de um trânsito mais seguro. Essa é a décima edição da iniciativa.

Em 2023, a CNT e o SEST SENAT são apoiadores centrais da campanha, que conta com esforços do Observatório Nacional da Segurança Viária, do Ministério dos Transportes e do Ministério das Cidades. O movimento objetiva realizar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema "segurança viária" e mobilizar toda a sociedade.

Na ocasião, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que a segurança no trânsito sempre ocupou lugar de destaque nas ações das instituições que integram o Sistema – CNT, SEST SENAT e ITL. “Com muita satisfação, somos, pelo terceiro ano consecutivo, os apoiadores centrais dessa importante causa. Espero que consigamos ampliar a reflexão crítica sobre a relevância da segurança viária. É importante termos em mente que essa batalha não começa nem se encerra em maio. O mês é apenas uma referência para a revitalização do discurso e das práticas em favor de uma cultura de respeito à vida”, explicou Costa.

O principal propósito das leis de trânsito é proteger a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Assim, quando alguém respeita essas regras, escolhe a vida. Por isso, neste ano, o conceito da campanha Maio Amarelo é “No trânsito, escolha a vida!”. Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), destacou a importância da iniciativa. “Nós somos o terceiro país com mais mortes no trânsito, no mundo. Essa é uma marca que nos envergonha. São mortes evitáveis; e elas não têm preço. Essa campanha serve para intensificar as ações que já praticamos durante todo o ano. Não podemos admitir mais essas estatísticas. Vamos trabalhar juntos para mudarmos essa realidade”, encorajou.

Paulo Guimarães, presidente do Observatório Nacional da Segurança Viária, enfatizou que 2023 é um ano importante e significativo para o movimento, que completa dez anos. “O Maio Amarelo é um assunto que vem crescendo ano após ano. A campanha tem o objetivo de chamar a sociedade para fazer boas escolhas. Nos últimos dez anos, falamos muito de autocuidado. Neste ano, a gente faz uma provocação diferenciada, estimulando as pessoas a cobrarem comportamentos adequados dos que estão ao redor.”

Durante a cerimônia, foi realizado o lançamento de um selo personalizado com a logomarca da campanha e um carimbo comemorativo em homenagem aos dez anos do Maio Amarelo.
Temístocles Rodrigues, diretor de Operações dos Correios, afirmou que o lançamento do selo reafirma o compromisso da empresa com a segurança do trânsito no país. “Como a única instituição presente em todos os municípios brasileiros, a nossa empresa possui a maior frota logística do Brasil. São mais de 23 mil veículos próprios circulando todos os dias, pelas nossas ruas, avenidas e estradas. Sabemos, portanto, da importância de se desenvolverem ações para prevenir acidentes e promover a educação viária. Construir uma mobilidade mais pacífica é escolher um futuro com mais segurança”, finalizou.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Portal desenvolvido e mantido por Alphatec