Moção de Aplausos e Elogios

No dia 29/11/2023, foi entregue no Plenário da Câmara Municipal de Muniz Freire a Moção de Aplausos e Elogios nº 007/2023 que visa reconhecer e louvar aos professores idealizadores do "Projeto Agrinho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tombos".

O Projeto Agrinho é um conjunto de ações de Educação e de Promoção Social, destinado a todos aqueles que atuam na educação e comunidade em geral. Criado em 1995 no Estado do Paraná, o Programa Agrinho surgiu da necessidade de orientar trabalhadores rurais quanto ao uso adequado de defensivos agrícolas. Há 12 anos no Espírito Santo, o Projeto Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.

Neste ano de 2023, o tema do Concurso Programa Agrinho, foi: “Criando conexões, fortalecendo o Agro”.

Na EMEF Tombos, a professora Dilzimeres Ávila de Lima, juntamente com os alunos do 4º ano trabalharam com o projeto cujo nome é "EcoVida, planeta terra, nossa casa, nossa vida". A ação da professora com os alunos do 4º ano foi voltada para o empreendedorismo sustentável e cooperativismo e foi selecionado entre os 3894 projetos inscritos, e está entre os 10 que disputarão a grande final.

O projeto desenvolvido pela professora Jaciara Sgrancio foi selecionado em segundo lugar no município de Muniz Freire, o projeto denominado "Plantando saberes, colhendo sabores" que deu a aluna Alanda Vitória Antunes a oportunidade de participar da seleção final na categoria “produção de texto”.

As ações, que contaram com a participação da comunidade, envolvendo toda a escola de Tombos, são:

- Confecção de convites de papel reciclado;

- Brinquedos e vasos de plantas com a reutilização de garrafas pet;

- Confecção de ecobegs;

- Confecção de cartazes para orientar a comunidade em relação ao consumo consciente, a importância de preservar o meio ambiente;

- Ações de recuperação de áreas de APPs — Áreas de Preservação Permanentes, nascente da escola e matas ciliares.

- Curso de compotas e doces adquirido pelo SENAR, para incentivar as mulheres da comunidade a buscar renda familiar;

- Produção de sabão liquido e em barras para reutilizar óleo de descarte das cozinhas da comunidade e para isso foi fabricada uma máquina elétrica de fazer sabão.

Por esses e muitos outros motivos, A Câmara de Muniz Freire homenageia os professores idealizadores e toda a EMEF Tombos por essa iniciativa que muito acrescenta na vida das pessoas envolvidas.

A Moção, de autoria do vereador Sebastião Gildo Mares Pereira, foi aprovada em Plenário na Sessão Ordinária do dia 22/11/2023, por unanimidade.

Data de Publicação: segunda-feira, 04 de dezembro de 2023