Moção de Aplausos e Elogios

No dia 13/12/2023, no Plenário da Câmara Municipal de Muniz Freire, foi entregue a Moção de Aplausos e Elogios nº 008/2023, aos Organizadores da Agroshow Caparaó Capixaba, visando reconhecer, louvar e garantir o nosso reconhecimento pelo empenho em fomentar a economia dos micro e pequenos empreendedores, produtores da Agricultura Familiar e pecuaristas da raça Gir Leiteiro do Caparaó Capixaba.

Realizada em Muniz Freire entre os últimos dias 23 a 26 de novembro, a Agroshow Caparaó Capixaba terminou com um resultado para lá de positivo. O evento, que ganhou corpo ao englobar a terceira maior exposição da raça Gir Leiteiro, em número de animais (176), do pais, reuniu cerca de 10 mil visitantes no Parque de Exposições Dyrcêo Santos, na Sede do Município.

Os números continuam sendo contabilizados, mas a estimativa é que já ultrapasse a casa dos R$ 2,5 milhões durante os dias do evento. A boa notícia é que R$ 1,1 milhão foram movimentados em comercialização direta e encomendas, apenas nos estandes destinados aos micros e pequenos empreendedores e produtores da Agricultura Familiar.

A Agroshow Caparaó Capixaba foi uma realização dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Muniz Freire e de Iúna e lrupi, com apoio da Prefeitura de Muniz Freire, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Governo do Estado por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite no Espirito Santo, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Defesa Agropecuaria e Florestal do Espirito Santo (Idaf).

A Agroshow Caparaó Capixaba contou com a participação de 176 animais da raça Gir Leiteiro de criadores do Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O evento, foi a terceira exposição consecutiva a compor o ranking da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), se destacando pela importância no cenário nacional.

Alguns destaques da programação foram a 1ª Exposição Regional Capixaba do Gir Leiteiro e o Torneio Leiteiro e durante toda a Agroshow Caparaó Capixaba aconteceu uma programação técnica, com várias palestras e seminários voltados para o homem e a mulher do campo.

A Moção, de autoria dos vereadores José Maria Bergamini e Sebastião Gildo Mares Pereira, foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do próprio dia 13/12, uma vez que era a última sessão ordinária do ano.

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de dezembro de 2023