CÂMARA MUNICIPAL DE MUNIZ FREIRE - ES

Guia Turístico

Muniz freire
 
 
Situado na Região do Caparaó Capixaba, a 169 km da capital Vitória, Muniz Freire é uma cidade muito importante para a região turística do caparaó bem como para todo o Espírito Santo. Isso se dá devido suas riquezas naturais, culturais e econômicas. Sua economia está fortemente ligada à agricultura, tendo o cultivo do café como principal atividade, e o turismo que, desponta uma tendência muito fime, além da pecuária. A cidade possui uma geografia espetacular. Seus principais atrativos são grutas, morros, rios, cachoeiras espalhadas em todo seu território. O centro urbano está fincado em meio a montanhas e vales em contraste com a natureza. O município possui lindas paisagens que, além de denotarem a essência da região, ainda possibilitam o contato com a natureza e a prática de esportes radicais como trilhas e caminhadas. O ecoturismo ( segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem - estar das populações envolvidas") e o agroturismo ( uma modalidade de turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.) também são atividades realizadas por aqui.
 
 
A prestação de serviços relacionados à hospitalidade em ambiente rural faz com que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida campesina, como manejo de criações, manifestações culturais e a própria paisagem passam a serem consideradas importantes componentes do produto turístico rural e, consequentemente, valorizadas por isso.
 
 
Muniz Freire evolui economicamente a cada dia, pórem preserva sua história e suas raízes na festa da cidade, nas manifestações culturais, na culinária e nos trajes e músicas típicas na festa da imigração italiana, por exemplo. A região possui forte influência de italianos em sua colonização. os costumes dos europeus são nítidos e preservados até hoje. As igrejas, praças e a casa da cultura, são exemplos históricos da colonização e da formção de um povo hospitaleiro.
 
 
Muniz Freire faz parte da Região do Caparaó:
 
 
O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal n° 50.646, assinado pelo presidente Jânio Quadros. Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). O Parque possui 26.000 hectares de área. O parque está localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas gerais e ocupa sete cidades do lado capixaba, entre elas Muniz Freire, e quatro do lado mineiro. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Um dos maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando - se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, e o Pico do Calçado com 2.849 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideravéis, como o morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.
 
 
Este parque é uma das mais representativas áreas de Mata Atlântica em território capixaba, que além de cobrir boa parte da Serra do Caparaó, também é encontrada nas encostas das Serras do Castelo, do Forno Grande e da Pedra Azul. A Serra do Caparaó é uma ramificação da Serra da Mantiqueira, se interligando com as Serras do Brigadeiro e do Pai Inácio em Minas Gerais.
 
 
 Conheça Muniz Freire. Surprenda - se com o Território Capixaba!

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço: Rua João Ivo Aguilar, n° 202 - Centro - Muniz Freire/ES
CEP: 29.380-000

Telefone(s): (28) 3544-1337 / 3544-1611 / 3544-1324
E-mail: camaramunicipaldemunizfreire.es@gmail.com

Horário de funcionamento da Câmara:
Segunda a sexta-feira das 12h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Ordinárias:
Todas às Quartas-Feiras às 17h00